segunda-feira , 15 outubro 2018
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Casa automatiza criada por estudantes é selecionada para conferência nos EUA

Casa automatiza criada por estudantes é selecionada para conferência nos EUA

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, acaba de selecionar o projeto maker “A Home in Tune” da escola Lourenço Castanho, em São Paulo, para participar da Conferência [email protected] Ele consiste na ideia de construção de uma casa automatizada. 

O evento reunirá educadores, desenvolvedores e convidados para apresentarem e debaterem sobre a utilização do Scratch na aprendizagem e acontecerá entre os dias 26 a 28 de julho, em Boston. Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT.

Desenvolvido ao longo de 2017, “A Home in Tune” é um trabalho conjunto dos componentes curriculares Física e Tecnologia Educacional, elaborado pelos professores Luiza Regina Fernandes, Jorge Ferreira e Tatiana Garcia com a turma da 3ª série do Ensino Médio.

“Um dos cursos da 3ª série é eletricidade. Então fiz um paralelo entre eletricidade e eletrônica, e consequentemente veio a ideia de fazer moldagens que envolvessem dispositivos eletrônicos com utilização do arduino”, explica o professor de física, Jorge Ferreira. Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre.

Os alunos trabalharam coletivamente na criação e na execução do projeto, que foi estruturado por meio de uma maquete para representar a residência automatizada em quatro ambientes: jardim, portão, cerca elétrica e iluminação.

A professora de Tecnologia Educacional, Regina Fernandes, destaca que o projeto maker une a teoria com a prática e melhora o aprendizado. “Por meio de comandos tecnológicos, o aluno abre e fechar portões, o jardim é molhado automaticamente se estiver seco, a luminosidade da casa é ligada conforme for escurecendo e a cerca elétrica, construída com espelhos e laser, será acionada conforme o impedimento do relexo do laser no espelho”, explica Regina.

Para a casa funcionar, os alunos utilizaram os conceitos de física e dos componentes eletrônicos, como: corrente elétrica com circuitos de LEDs, luz e sombra com sensores, resistência elétrica, reflexão da luz com espelhos planos, vazão de liquido com bomba de água submersa e vibração e produção sonora.

Na Conferência [email protected], os participantes poderão interagir com a maquete, mexendo nos sistemas de acender e apagar as luzes, abrir e fechar o portão e poderão acionar o alarme e a bomba de água. “Deixaremos o mais interativo possível, para que todos possam ouvir a explicação, mas também ver na prática como funciona, porque isso é o mais interessante”, comenta Jorge.

O evento contará com projetos e participantes de várias partes do mundo para o compartilhamento das ideias sobre o Scratch. “Eles possuem uma comunidade muito grande e termos a oportunidade de participar, representando a Escola, já é um grande prêmio. Além disso, é importante ressaltar também que a Conferência nos dá a chance de mostrarmos que estamos trabalhando com a tecnologia no cotidiano, utilizando metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)”, diz Regina.

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