terça-feira , 22 janeiro 2019
Capa » Notícias » Ousadia em projeto cosmopolita imprimem personalidade de arquiteto
Ousadia em projeto cosmopolita imprimem personalidade de arquiteto

Ousadia em projeto cosmopolita imprimem personalidade de arquiteto

Profissional catarinense agrega variadas referências, com ar urbano e festivo em seu apartamento, em Florianópolis.

Se um projeto arquitetônico bem elaborado já chama a atenção, imagine quando o cliente é o próprio arquiteto. Após anos projetando para seus clientes, chegou o momento do arquiteto Antônio Medeiros, de Florianópolis, realizar o sonho de desenhar e decorar o seu imóvel, tudo de acordo com o que sempre desejou.

A mudança de década – chegada dos polêmicos 30 anos – refletiu em transformações gerais na vida de Antônio. Inaugurou o StudioVert Arquitetura, em parceria com a arquiteta Roberta Feijó, e adquiriu seu primeiro imóvel. Juntos, os sócios trabalharam o interior do apartamento de Antônio, com o objetivo de ressaltar seu estilo descolado e suas referências nada convencionais. Apesar do apartamento localizar-se na praia, no bairro Novo Campeche, a decoração é uma mescla de estilos, que remete ao industrial e urbano, com detalhes rústicos.

Como o arquiteto trabalhou no projeto do edifício, pôde escolher a planta mais adequada às suas necessidades e, assim, já no andamento da obra, conseguiu as modificações estruturais que precisava com a construtora.

“A intenção do projeto é que o apartamento reflita meu estilo introvertido, porém alegre, trazendo um mix de materiais e referências que dão um ar despojado e refletem as boas mudanças que estou vivendo. Sempre com muita felicidade e boas energias!”, destaca o arquiteto catarinense.

Logo no acesso, uma parede foi substituída pelo “elemento V”, vazado esmaltado, que deu personalidade ao hall, separando o mesmo da cozinha. As paredes e forro de gesso receberam cimento queimado; o acabamento foi aplicado também na torre de eletros da cozinha e na estante-bar – espaço reservado para bebidas e souvenires garimpados em suas viagens (seu hobby predileto).

“Nas paredes optei por aplicar espelho fumê e tijolo inglês Palimanan, fazendo uma moldura na arte visual, especialmente criada pelo meu amigo, o diretor de arte Gabriel Folis, o que conferiu um ar de loft nova-iorquino”, acrescenta Antônio.

A madeira entra em contraponto, trazendo aconchego e um toque rústico, através de painéis com réguas verticais de larguras e espessuras variadas, que criam movimento ao desenho. A varanda foi integrada ao living e nivelada com ladrilho hidráulico, da linha “bandeirinha” de Marcelo Rosembaum. Aqui, o arquiteto reservou um canto especial para suas plantas com jardim vertical, onde também ganha destaque a cadeira de balanço Thonet, herdada de sua avó.

A marcenaria também foi projetada pelos arquitetos, que utilizaram cores vibrantes para contrastar com a base preta e cinza. As cores entram também nos móveis soltos (banquetas e cadeiras retrô da Desmobilia). O sofá de design italiano – da Ettore Design – é todo em tecido especialmente selecionado. O modelo despojado tem chaise retrátil, ideal para os momentos de descanso, na intenção de aliar estética e conforto.

Rasgos, luminárias embutidas, pendentes e trilhos conferem ousadia e diferentes cenários ao projeto luminotécnico, que ganha LED’s coloridos RGB – para criar um clima especial na hora de receber os amigos para festas e “esquentas”.

O dormitório foi projetado para refletir conforto e estilo. O teto, trabalhado com espelhos, remete a hotéis de referência contemporânea. A cabeceira, em couro preto e desenho quadriculado, confere imponência ao ambiente. Do mesmo tecido foi forrada a base da cama baixa. Os criados-mudos receberam acabamento em laca turquesa alto brilho, tendo como inspiração a cor do mar.

O banheiro é todo revestido com pastilha preta Jatobá, a cuba esculpida em porcelanato, com prateleira para abrigar produtos de higiene e perfumaria, e o box do chuveiro é integrado ao dormitório, tendo visual do ambiente.

O resultado é um projeto ousado, onde quem visitar o arquiteto o verá representado em cada detalhe da decoração. O arquiteto Antônio Medeiros conseguiu imprimir todos os seus contrastes em um ambiente personalizado, uma representação das possibilidades da arquitetura contemporânea.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*