terça-feira , 22 janeiro 2019
Capa » Notícias » Entenda o que é e quais os benefícios de um revestimento retificado

Entenda o que é e quais os benefícios de um revestimento retificado

Acabamento é diferencial entre cerâmicas, monoporosas e porcelanatos para aplicações com juntas menores e maior unidade visual.

A escolha dos revestimentos é um dos momentos que geram maior expectativa ao construir ou reformar. Apesar das inúmeras opções de estampas, formatos e aplicações disponíveis no mercado, consultar os detalhes é o que garante a melhor aplicação para a necessidade de cada ambiente. Não raro, é possível se deparar com cerâmicas, monoporosas e porcelanatos que trazem como diferencial o fato de serem retificadas. Afinal, o que isso significa?

A maior parte dos revestimentos recebe, por padrão, um acabamento suavemente arredondado nas bordas conhecido como bold. Isto quer dizer que as peças recebem um leve acabamento para suavizar as arestas, mas nem todas terão exatamente o mesmo tamanho, formando paginações com juntas maiores.

Para oferecer um acabamento diferenciado, os fabricantes investiram em tecnologia de maquinário para ampliar a precisão dos cortes e gerar placas retificadas, isto é, com bordas retilíneas e precisão absoluta em seu tamanho nominal. Isto garante maior previsibilidade nas paginações, que ganham juntas menores e melhor alinhadas, o que poupa recursos em recortes e rejuntes.

“O acabamento retificado é ideal para aplicações com um visual clean e contemporâneo. Até por isso esteve muito atrelado aos porcelanatos em grandes formatos. Avançou-se a tal ponto que hoje é possível oferecer a mesma tecnologia de retificação também em pisos e revestimentos cerâmicos”, explica Luiz Fernando Ortigossa Filho, diretor de marketing do Grupo Lef.

É preciso ficar atento, no entanto, para não trocar gato por lebre – apenas os produtos dentro das normas da ABNT NBR 15463 podem ser comercializados como retificados. Para garantir que o produto desejado possui o acabamento nas bordas, procure o selo da certificação emitida pelo Inmetro/Anfacer.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*