domingo , 23 setembro 2018
Capa » Arquitetura de interiores » Edição 2018 da Mostra+Sustentável ocorre no Serviço de Saúde Cândido Ferreira

Edição 2018 da Mostra+Sustentável ocorre no Serviço de Saúde Cândido Ferreira

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, cuja fachada é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), recebe neste ano a 2ª edição da Mostra+Sustentável, que estará aberta ao público no período de 29 de agosto a 7 de outubro. O lançamento da edição 2018 da exposição de arquitetura e decoração, que apresenta um conceito inovador – calcado no tripé de equidade social, prosperidade econômica e qualidade ambiental -, aconteceu na manhã desta terça-feira, 13 de março, em um acolhedor café da manhã de boas-vindas aos expositores e à imprensa, em uma das instalações do Candinho no distrito de Sousas, em Campinas. 

O projeto prevê a criação de 42 ambientes, distribuídos em quatro blocos, em uma área de 3.000m², sendo 2.000mil m² área construída e 1.000m² de paisagismo. O fio condutor para orientar o processo de criação dos profissionais expositores envolvidos será a concepção de uma pousada eco-chic, conceito que vem ganhando espaço e adesão ao adotar consciência ambiental sem abrir mão da beleza, qualidade e conforto. O idealizador do evento, o engenheiro Fernando Caparica, a superintendente da Associação Cândido Ferreira, Telma Palmieri, e a arquiteta da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC) – órgão de apoio técnico do Condepacc -, Sandra Geraldi, receberam os convidados, expositores e jornalistas no local para dar mais detalhes e apresentar o espaço.

A Mostra+Sustentável é beneficente, possui caráter colaborativo e tem como um dos principais diferenciais ser realizada em uma instituição com reconhecida atuação social em Campinas ou na região, que recebe as melhorias como um legado. “Há uma grande mobilização de pessoas, investimentos e recursos materiais. Então, por que não enxergá-los como potenciais agentes de transformação e de conscientização para tornar a comunidade melhor?”, defende Caparica.

Para a superintendente do serviço de saúde, Telma Palmieri, a expectativa sobre a mostra é grande. “Estamos muito felizes em receber esse evento e seus profissionais. Avaliamos a importância de sermos sede de uma mostra com a proposta da sustentabilidade, pois a mesma vai ao encontro dos nossos valores institucionais’, afirma. Ela avalia que, além da revitalização da construção e melhoria física da infraestrutura do local, os espaços serão ressignificados a partir das benfeitorias, dando um novo sentido à própria reutilização dos ambientes.

A equipe organizadora da exposição é encabeçada pelos sócios-gestores Fernando Caparica – que também tem MBA em Construções Sustentáveis – e Iara Santos, e se completa com o coordenador de arquitetura e projetos, o arquiteto e paisagista Lourenço Dantas; o coordenador de arquitetura e sustentabilidade, o também arquiteto e urbanista Rodrigo Espíndola; e a arquiteta Camila de Souza.

Os expositores terão liberdade de criação em seu projetos, mas deverão seguir as normas do Condepacc que disciplinam as intervenções físicas no caso de patrimônios/fachadas tombados.

Resgate histórico e engajamento social

No ano passado, além de promover o retrofit – termo utilizado principalmente em engenharia para designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma –  do espaço integrante do Lar dos Velhinhos, a Mostra+Sustentável 2017 deixou outro importante legado: o engajamento social e a difusão dos conceitos de sustentabilidade ao alcance de todos.

A ação promoveu o resgate da história de uma das estruturas da propriedade, em estilo colonial, que estava sendo utilizada como depósito. O espaço total reestruturado pela mostra contemplou 2.950 metros quadrados – 850 m² de edificação, 1.500m² de paisagismo e mais 600m² de rua. Atualmente, a entidade acolhe e hospeda aproximadamente 80 idosos desfavorecidos, de ambos os sexos.

Serviço:

‘Mostra + Sustentável 2018’

Aberta no período de 29 de agosto a 7 de outubro

De quarta a sexta – das 14h às 20h

Aos Sábados, domingos e feriados – das 10h às 18h

Instituição acolhedora: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira – Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT) – Rua Helena Fabrini, s/nº (próximo ao 118) – Distrito de Sousas, Campinas /SP

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*