terça-feira , 22 janeiro 2019
Capa » Drywall » Propagação de incêndio é retardada pelo uso de drywall

Propagação de incêndio é retardada pelo uso de drywall

Sistema composto por chapas convencionais resiste a, no mínimo, 30 minutos de exposição.

Rapidez e limpeza da obra, liberdade arquitetônica e maior conforto termoacústico. Essas são algumas das vantagens mais conhecidas do drywall, mas há outras tão importantes quanto. Entre elas, a resistência ao fogo, característica que dificulta a ocorrência de inflamação generalizada no ambiente de origem do incêndio.

Resultante da combinação entre gesso, papel cartão e aditivos, a chapa comum de drywall – é chamada de standard (ST) e tem 12,5 mm de espessura – faz parte de um sistema construtivo que resiste a, no mínimo, 30 minutos de exposição ao fogo. No entanto, a depender da composição escolhida, esse tempo pode passar de uma hora. Já o sistema formado pela chapa especial de 15 mm e resistente ao fogo (RF), conforme a tipologia da parede ou forro, garante proteção superior a duas horas.

“As chapas RF são indicadas para áreas de maior risco, como rotas de fuga, escadas e caixas de elevadores. Porém, é sempre importante ressaltar que a configuração mais simples já oferece meia hora de resistência ao fogo”, afirma Rosangela Arnandes, técnica da Trevo Drywall. Ela lembra também que o sistema drywall atende plenamente à Norma de Desempenho 15.575. “Ou seja, depois de montados, chapas e demais componentes são seguros em situações de incêndio”.

Outro ponto positivo do drywall é a pouca geração de fumaça, sendo que os vapores emanados apresentam baixo índice de toxicidade. Tais informações constam no documento 1181/RT020A produzido pela Tecnologia de Qualidade e Sistemas de Engenharia (TESIS), empresa acreditada pelo INMETRO.

Rosangela ainda ressalta que as Instruções Técnicas (IT) dos Corpos de Bombeiros, documentos que regulamentam o desempenho de sistemas empregados na construção, incluem o drywall. “Além de a aplicação ser totalmente segura, o sistema drywall ajuda a retardar a propagação dos incêndios”, salienta a técnica da Trevo Drywall.

Sobre a Trevo Drywall

Fundada em 2008, a Trevo Drywall é a única fabricante brasileira de drywall cujos produtos – chapas standard (ST), resistentes à umidade (RU) e ao fogo (RF) – são auditados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), organismo responsável pela criação da norma que baliza a produção de drywall no Brasil. Com fábrica de ponta em Juazeiro do Norte (CE), a Trevo Drywall também fornece outras matérias-primas para a construção a seco, como placas cimentícias, massas e perfis. Para mais informações, acesse www.trevobrasil.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*