domingo , 21 outubro 2018
Capa » Materiais » MasterEase otimiza o concreto na construção do Tunnel de Champel em Genebra
MasterEase otimiza o concreto na construção do Tunnel de Champel em Genebra

MasterEase otimiza o concreto na construção do Tunnel de Champel em Genebra

A construção do Tunnel de Champel, em Genebra, Suíça, contou com um cimento mais econômico e eficiente com aplicação do hiperplastificante para concreto projetado MasterEase da Master Builders Solutions®. A empresa construtora do túnel, Marti Tunnelbau AG, utilizou o aditivo para reduzir a viscosidade do concreto, tornando-o mais fácil de ser bombeado e aplicado. Essa é uma vantagem significativa para concreto projetado. Além disso, o MasterEase UG 3904 aumenta o tempo de trabalhabilidade do concreto e promove o endurecimento mais homogêneo do concreto na parede do túnel depois de aplicado.

A escolha do MasterEase teve como objetivo resolver alguns desafios enfrentados no início do projeto: “A combinação do cimento com um antigo hiperplastificante criou problemas por causa do curto tempo aberto. “Depois de apenas uma hora a fluidez já não era mais suficiente”, explica Nicole Kolbener, gerente de construção da Marti Tunnelbau.

“Além do MasterEase UG 3904 funcionar extremamente bem com o concreto usado, também, nos permitiu mudar a fonte de cimento, aumentando nossa rentabilidade em 5%”, comemora Kolbener.

O benefício ambiental também é relevante. Fabien Cerf, Chefe de Vendas de Genebra da Holcim Suíça explica que a viagem de 350 km até a antiga fábrica de cimento tornou-se desnecessária. “Agora o cimento vem de uma fábrica que fica a apenas alguns quilômetros. Com a mudança do cimento conseguimos reduzir custos e ter uma economia de 6% em CO2”, afirma Cerf.

René Bolliger, chefe de Construção Subterrânea da BASF na Alemanha, Áustria e Suíça, responsável pela recomendação sobre a adição do hiperplastificante, acredita que o bom resultado desse projeto mostra a importância de todos os parceiros do projeto trabalharem em estreita cooperação. “Esse é exatamente o ponto forte da companhia. Oferecemos suporte local a nossos clientes e estamos sempre disponíveis. Assim, podemos trabalhar juntos em situações difíceis, buscando a melhor solução”, considera o especialista da BASF.

O Tunnel de Champel é parte do projeto CEVA (Ligação ferroviária Cornavin). A ferrovia vai ligar a estação Cornavin, em Genebra, à Eaux-Vives e Annemasse, na França, e deve entrar em operação em 2019.

A história de sucesso do MasterEase UG 3904 no Tunnel de Champel é parte da campanha de sustentabilidade “Quantified Sustainable Benefits – Reduce Your Footprint and Boost Your Bottom Line” da Master Builders Solutions. A campanha foi lançada na Europa em 2017 e tem como foco mostrar projetos onde a química de alta qualidade ajudou os clientes a melhorar sua produtividade, reduzindo custos e impactos ambientais. Os trabalhos são apresentados em temas publicitários e em um site. Graças às ferramentas de avaliação validadas externamente, tais como a Análise de Ecoeficiência ou o Analisador de Ciclo de Vida da BASF, é possível quantificar esses feitos.

Outras histórias de sucesso da campanha de sustentabilidade da Master Builders Solutions estão disponíveis em: www.sustainability.master-builders-solutions.basf.com/en

Para mais informações sobre as soluções visite:  www.master-builders-solutions.basf.com

 Sobre a Divisão de Químicos para Construção

A divisão de Químicos para Construção oferece soluções químicas avançadas com a marca Master Builders Solutions para construções, manutenção, reparos e renovação de estruturas. A marca possui mais de 100 anos de experiência na indústria de construção. Nosso portfólio abrangente aditivos para concreto, aditivos para cimento, soluções químicas para construções subterrâneas, sistemas de impermeabilização, selantes, sistemas de reparo e proteção de concreto, grautes de desempenho, sistemas de pisos, sistemas para fixação de azulejos, sistemas de controle e expansão e soluções para proteção de madeiras.

Os cerca de 6 mil colaboradores da divisão de Químicos para Construção formam uma comunidade global de especialistas em construção. Esta divisão tem operações de produção e centros de vendas em mais de 60 países e atingiu vendas de aproximadamente 2,3 bilhões de euros em 2016. Maiores informações podem ser encontradas no site www.master-builders-solutions.com.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*