terça-feira , 22 janeiro 2019
Capa » Hidráulica » Hidrodema e DNPC oferecem palestra gratuita sobre inovações do mercado hidráulico para sistemas HVAC

Hidrodema e DNPC oferecem palestra gratuita sobre inovações do mercado hidráulico para sistemas HVAC

Evento faz parte das “Quintas-feiras Tecnológicas” do DNPC-ABRAVA oferecidas mensalmente, e abordará a substituição do aço por termoplásticos na indústria.

Já faz um tempo que projetistas de tubulações hidráulicas de condução de fluídos têm buscado soluções alternativas ao aço para sistemas de ar condicionado. Novas soluções em termoplásticos industriais se tornam cada vez mais eficazes, visto suas inúmeras vantagens técnicas, ambientais e de custos. São justamente elas que são o tema de discussão da palestra na Quinta-Feira Tecnológica, neste 4 de outubro, das 8h30 às 12h. Oferecido pela Hidrodema, empresa de soluções completas para economia de água e energia, coleta de água de chuva, reuso de água, tratamento de esgoto e substituição de ferro e aço por CPVC e PPR, e o DNPC  (Departamento Nacional de Projetistas e Consultores da ABRAVA), o evento ocorre mensalmente como forma de disseminar novos conhecimentos e tecnologias para os profissionais do setor de HVAC (aquecimento, ventilação, refrigeração e ar condicionado). O evento é gratuito.

A palestra irá focar, sobretudo, na substituição do aço por termoplásticos, que têm se mostrado mais eficientes, pois são mais leves, resistentes e de maior vida útil, além de apresentarem facilidade de instalação. “Nos sistemas hidráulicos industriais e de ar-condicionado, os termoplásticos industriais ganham cada vez mais espaço nos novos projetos, especificamente para conduzir líquidos corrosivos em geral e de altas e baixas temperaturas”, explica Mário Sérgio de Almeida, presidente do DNPC. “É sempre importante levar esse conhecimento e tecnologia aos profissionais da área, pois há barateamento de custos e melhoras em quesitos técnicos”, completa.

Presente há mais de 85 anos nos mercados da Europa e Estados Unidos, os termoplásticos industriais CPVC SCH80 e o PVC-U SCH80 atendem as mais variadas aplicações, sendo muito eficientes nos sistemas de tubulações de refrigeração, devido a sua baixa condutividade térmica. As tubulações de CPVC foram desenvolvidas em policloreto de vinila pós-clorado, no intuito de atender aos projetos de tubulações hidráulicas industriais e comerciais. É indicado para substituição de aço, pois resiste a corrosão, tem alta resistência mecânica e produtos químicos. São fabricados no padrão schedule 80 na cor cinza, suporta temperatura máxima de 93ºC em água quente, água fria e 2ºC em água gelada.

A tecnologia ainda não é muito utilizada no Brasil, mas muito disso se deve à falta de conhecimento de projetistas sobre as possibilidades a respeito de novos materiais. “Justamente por esse ser nosso principal limitador, é que essas iniciativas de disseminação de conhecimento são tão importantes, e as Quintas Tecnológicas têm importante papel a cumprir, levando esse conhecimento ao profissional”, finaliza Almeida. Inscrições podem ser feitas através do: https://www.sympla.com.br/quinta-tecnologica—substituicao-do-aco-por-termoplasticos-na-industria-sistemas-hvac__364663.

Serviço

Quinta-Tecnológica

Data: 04/10/2018

Horário: dás 8h30 às 12h

Local: Sede da ABRAVA – Av. Rio Branco, 1492, São Paulo, SP.

Investimento: Gratuito

Inscrições: https://www.sympla.com.br/quinta-tecnologica—substituicao-do-aco-por-termoplasticos-na-industria-sistemas-hvac__364663

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*