terça-feira , 22 janeiro 2019
Capa » Conforto » Trane® participa de evento ‘Agora é que São Elas: Mulheres no AVAC&R’

Trane® participa de evento ‘Agora é que São Elas: Mulheres no AVAC&R’

A iniciativa visa valorizar a atuação das mulheres no setor de refrigeração.

Os sistemas de ar-condicionado e refrigeração são fundamentais para a garantia da saúde, conforto e bem-estar. A Trane® – líder global no fornecimento de soluções e serviços de conforto interior e uma marca da Ingersoll Rand® – entende que a presença de mulheres nesse setor é fundamental para avançar como empresa. Por isso a companhia participou como palestrante do evento “Agora é que são elas: Mulheres no AVAC&R”, realizado no começo de dezembro no auditório do SINDRATAR, na Av. Paulista, em São Paulo.

Realizado pelo Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo (SINDRATAR – SP) e pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-condicionado (ASHRAE Brasil Chapter), o evento teve como principal proposta exaltar a atuação feminina dentro do setor e reuniu profissionais, empresas e academias para debater sobre a presença feminina no mercado de trabalho e qualificação profissional. Aproximadamente 140 representantes do setor assistiram a programação, composta por dois painéis: “A presença feminina no setor de climatização e refrigeração” e “Qualificação profissional no mercado”. Também foram homenageadas 15 mulheres com grande reconhecimento no setor.

Para Luiz Moura, diretor executivo da Trane no Brasil, o evento foi uma excelente oportunidade para compartilhar histórias sobre a participação das mulheres dentro da companhia e incentivar essa atuação na indústria. “As mulheres já estão prontas e capacitadas para assumir papeis de liderança e posições de destaque no nosso mercado de trabalho. Nós incentivamos isso na Ingersoll Rand”, reforça.

Para Carlos Trombini, presidente do SINDRATAR-SP, o evento estava nos planos do Sindicato faz bastante tempo, mas foi após a visita de Carmosinda Santos, profissional técnica do setor, que a ideia amadureceu. “O evento desmistifica a máxima de que nosso setor sempre foi e é predominantemente frequentado por homens. Esta máxima não prevalece mais e a participação de homens e mulheres é extremamente importante para que se tenham resultados extraordinários nos progressos econômico e tecnológico do AVAC&R. Estamos muito empolgados em ter proporcionado este evento à nossa sociedade. Foi fascinante ver e ouvir as experiências vividas por elas”.

Patricia Correa, gerente de desenvolvimento de negócios regionais da Thermo King, indústria global de transporte refrigerado e embaixadora para a América Latina do Women´s Employee Network (WEN), participou dos painéis e detalhou situações vivenciadas todos os dias por mulheres que trabalham no setor. “Hoje eu vejo que as mulheres estão, literalmente, atravessando o “teto de vidro”, uma barreira sútil, invisível, mas muito resistente e que, durante muito tempo, esteve em nosso caminho. Estamos em pé ao lado de nossos pares masculinos para entregar resultados incríveis. Somos ativas em grandes empresas ao redor do mundo e isso é uma coisa maravilhosa”, ressalta.

Durante o evento, a executiva compartilhou ideias e percepções sobre os desafios que podem surgir na jornada profissional das mulheres. “Eu trabalho a minha autoestima praticando o respeito e a gentileza e desenvolvo a autoconfiança com uma visão positiva e otimista das coisas. E, é claro, com bom humor. Percebi que, como protagonistas da liderança feminina, precisamos impactar a vida das pessoas e das empresas através das nossas atitudes e pensamentos positivos. Aliás, este é nosso grande diferencial”, enfatiza Patrícia. “Tenho orgulho de ser parte dessa transformação! Neste evento, compartilhei todos os desafios que encontrei na minha jornada e mostrei como tenho trabalhado diariamente para contribuir com o empoderamento feminino dentro da companhia”.

Em 2018, o grupo Ingersoll Rand foi reconhecido pela Revista Forbes como uma das 300 empresas no mundo que melhor empregam as mulheres. Juliana Reinhardt, Líder de Marketing e Comunicações da Trane e Thermo King no Brasil, que também esteve presente no evento, acredita que esse reconhecimento é fruto do trabalho realizado através do WEN – Women´s Employee Networking. “O WEN é uma rede de mulheres onde nos apoiamos para crescer e desenvolver nossas carreiras. Acreditamos que somos agentes transformadores, inspirando mudanças importantes, visando o empoderamento e a liderança feminina em todos os níveis da corporação, além de contribuir em prol da diversidade e inclusão na Ingersoll Rand”, conta.

Bruno Martinez, presidente do ASHRAE Brasil Chapter, acredita que este evento é um marco importante para a comunidade do AVAC&R e reflete um pedido da sociedade em geral: a valorização e a inclusão das mulheres em setores de trabalho historicamente masculinos.  “A ASHRAE, como sociedade mundial, vem fazendo seu papel. Em junho de 2018 foi aprovado o Women in ASHRAE, um comitê oficial para todos os Chapters do mundo. Esse é um importante passo e ocorre no momento de destaque das mulheres no setor e com a Sheila Hayter como presidente de toda a Sociedade. Portanto, o evento foi uma excelente oportunidade de celebrar as mulheres do AVAC&R, que por anos trabalham para desenvolver esse mercado. Esperamos que novas profissionais do setor se inspirem com as estórias dessas trajetórias brilhantes e se envolvam mais. O mercado de HVAC precisa de vocês!”, disse.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*