sábado , 26 maio 2018
Capa » Notícias » Prédio de Cuiabá vence duas categorias em premiação mundial de construções sustentáveis
Prédio de Cuiabá vence duas categorias em premiação mundial de construções sustentáveis

Prédio de Cuiabá vence duas categorias em premiação mundial de construções sustentáveis

O edifício-sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá (MT), conquistou dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, Breeam Awards 2018, como melhor construção sustentável em uso das Américas e melhor edificação eleita pelo voto popular.

O projeto do CSS é um raro exemplo de construção baseada nas casas indígenas do Xingu, de autoria de autoria de José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto, professor da Universidade Federal de Mato Grosso e Doutor em habitações indígenas brasileiras.

Esta foi a quinta edição da premiação e a primeira vez em que uma edificação da América Latina chegou à etapa final. Ao todo concorreram 68 prédios certificados pelo selo Breeam da Europa, Ásia e Américas.

A solenidade de entrega do prêmio ocorreu na noite de terça-feira (6), no London’s Excel Centre, em Londres. A etapa final da premiação integrou a programação do Ecobuild 2018, o maior evento de construção sustentável do mercado mundial, realizado pela Building Research Establishment (BRE), realizado nesta semana.

Esta instituição britânica fundada, em 1921, é também responsável pelo selo Breeam, o mais antigo de sustentabilidade do mundo, criado em 1990, que está presente em mais de 70 países e já certificou mais de 250 mil prédios de diversos países e vários continentes, entre novos e antigos.

A BRE é referência em construções sustentáveis no mundo, pois desenvolve projetos de vanguarda e totalmente inovadores, está sempre pesquisando novos materiais, resíduos.

Esta instituição conta com um time de cientistas da construção, que se dedicam à criação de soluções para residências e edificações em geral no Reino Unido e em todo o mundo.

 “Estes dois troféus representam o reconhecimento internacional ao nosso trabalho, ao nosso compromisso com a vida e ao nosso respeito aos povos ancestrais da América. É uma demonstração inequívoca sobre o que o Sebrae faz e sua capacidade de transformar o país.  Esta conquista sinaliza que estamos no rumo certo e que a sustentabilidade é um caminho sem volta para todos, empresários, empreendedores, cidadãos e consumidores”, declara José Guilherme Barbosa Ribeiro, idealizador do Centro e diretor-superintendente do Sebrae MT.

Eliane Chaves, diretora técnica do Sebrae MT, Suênia Sousa, gerente do CSS, e o arquiteto Portocarrero representaram o Centro na solenidade.

Fonte: http://matogrossomais.com.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*