domingo , 24 junho 2018
Capa » Notícias » DMDV arquitetos busca arquitetura vernacular para projeto de Pavilhão do Alphaville Ceará
DMDV arquitetos busca arquitetura vernacular para projeto de Pavilhão do Alphaville Ceará

DMDV arquitetos busca arquitetura vernacular para projeto de Pavilhão do Alphaville Ceará

Soluções construtivas como estrutura de madeira, telhas em taubilha e forro de palha remetem ao repertório local.

Localizado no município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, o projeto do pavilhão para o Alphaville Ceará compreende as áreas comuns do empreendimento residencial como portaria, bloco edifício de apoio e clube. A proposta adota como premissa as condicionantes climáticas e, como referência, a arquitetura vernacular do litoral nordestino, com o uso de estrutura de madeira, telhas em taubilha e forro de palha.

Implantada em um terreno completamente plano, a edificação projetada para a sede do clube concentra todo o programa em um único pavilhão linear com 60 metros de comprimento. Este é composto por módulos de 5 x 7,5 metros e eleva-se 50 centímetros em relação à cota original do solo.

O eixo de acesso é implantado de maneira transversal ao edifício, definido por um grande pergolado de madeira que cruza o pavilhão. Em uma das extremidades do pergolado encontra-se o controle de acesso dos usuários, do lado oposto às piscinas. Essa circulação principal divide o pavilhão em duas alas: a primeira concentra a academia, vestiários, brinquedoteca, salão de jogos; a segunda, o salão de festas com as demais áreas de apoio e serviços do programa.

Uma circulação avarandada contorna todo o edifício e garante o acesso aos programas coletivos que possuem fechamento em vidro de ambos os lados, garantindo a integração visual com a paisagem. Nos programas mais fechados, como sanitários e áreas técnicas, adota-se o uso de uma massa pigmentada vermelha que reforça a identidade da edificação e se apresenta como mais uma referência às construções tradicionais do Nordeste.

Ficha técnica

Arquitetura: DMDV arquitetos: André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino, Renato Dalla Marta, Fabiana Kalaigian, Aline Pinheiro, Ana Claudia Schad, Giuliana Ricci, Ronielle Laurentino e Victor Vernaglia.

Local: Eusébio – CE

Data: de junho de 2013 a novembro de 2016

Área do terreno: 21.100,00m²

Área construída: 1.260,00m²

Fotografias: Igor Ribeiro

Projeto estrutural de madeira: Carpinteria Estrutura de Madeira

Projeto estrutural de concreto: Gibson Engenharia

Projeto de instalações elétricas, hidráulicas e ar condicionado: Gavazzi Engenharia

Projeto de Paisagismo: Felipe EKF Arquitetura de Exteriores

Projeto de esquadrias: QMD Consultoria

Projeto de luminotécnica: Marcos Castilha Arquitetura de Iluminação

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*