domingo , 19 agosto 2018
Capa » Construtoras » Construtora Miramar entrega maior empreendimento multiuso do Litoral de São Paulo

Construtora Miramar entrega maior empreendimento multiuso do Litoral de São Paulo

A Construtora Miramar, empresa do Grupo Mendes, que atua a mais de 40 anos em Santos e região, acaba de entregar o maior empreendimento multiuso da Baixada Santista: o Praiamar Corporate. Com um investimento de R$ 300 milhões, o edifício, composto de um único bloco justaposto, contempla uso misto para os segmentos corporativo, residencial e hoteleiro.

Com um terreno de 8.335,96 m², o Praiamar Corporate possui a soma total de 138.580,65 m² de área construída. Essa grandiosidade fica ainda maior quando se fala das inúmeras características inovadoras do empreendimento, das quais se destacam os 21 elevadores da marca Thyssenkrupp, tido como um dos mais velozes do Brasil, que pode chegar a velocidade de seis metros por segundo; o revestimento de cerca de 4.500 m² do mesmo tipo de pedra usada na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, importado de Portugal; o primeiro da Baixada Santista com interação, através de passarela suspensa sobre via pública, com um shopping (o Praiamar Shopping, o maior do Litoral Paulista); além do heliporto com hangar para o estacionamento de quatro helicópteros – o primeiro e único em empreendimentos corporativos do Brasil.

Esse novo conceito construtivo inovador, inteligente e sustentável é inédito na Baixada Santista e se ajusta à moderna tendência de arquitetura corporativa das maiores e mais avançadas cidades do mundo, que também contam com arrojadas linhas de design e soluções criativas e de aplicações tecnológicas que respondam às exigências do futuro. O uso misto do empreendimento, dividido em corporativo, residencial e hoteleiro, por meio de serviços e conveniências de excelência disponíveis, vem para somar e se ajustar à realidade de um mundo mais integrado e próximo das necessidades das pessoas.

O Praiamar Corporate contempla um total de 407 unidades autônomas, das quais 401 são salas comerciais, entre o 5º e 29º pavimentos e 31º pavimento; além de seis lojas situadas no térreo e mezanino. A versatilidade do espaço interno propicia o planejado, com unidades que variam de 31,10 m² a 1.790,75 m². Elas são entregues sem acabamento, com preparação para piso elevado de 12 centímetros, com a finalidade de oferecer ampla flexibilidade de uso e conforto aos ocupantes; vidros com tratamento termo-acústico e forro de gesso acústico. As salas comerciais são compostas de terraços técnicos cobertos, sanitários para ambos os sexos de uso comum do andar e hall de elevadores estruturado para todas as situações, inclusive de emergência, sistema de pré-identificação com catracas e sensores de aproximação na entrada e automação nas áreas comuns. A área corporativa ainda dispõe de Bussines Center, estacionamento, acesso ao Praiamar Shopping, por passarela suspensa e climatizada, e heliporto.

O Praiamar Residence possui acesso independente. Localizado parte no pavimento térreo e parte entre o 20º e 29º pavimentos, ele contém dez apartamentos por andar, totalizando 100 unidades habitacionais, que têm entre 66,44 m² e 106,63 m². O residencial dispõe de ampla e confortável área de lazer direcionada para adultos, com quadra de squash, quadra de paddle, minigolfe, espaço fitness, churrasqueira, espaço gourmet e salão de jogos.

Na área hoteleira do empreendimento ficará o Sheraton Santos Hotel, de classe internacional. Inserido na categoria cinco estrelas, o hotel irá contemplar 213 quartos de tipologia variada, com suíte presidencial, suítes com facilidades às pessoas portadoras de deficiência física, restaurante mediterrâneo, centro de convenções equipado e informatizado. Utilizando o melhor padrão de conforto, acabamento e serviço, ele servirá ao executivo de negócios no período da semana e, ao público familiar, durante o fim de semana. Naturalmente, além de toda estrutura da rede, a proximidade da praia e a bela vista para o mar é outro atrativo ao hóspede.

Todo o empreendimento possui instalações de prevenção e combate a incêndio, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e órgãos fiscais competentes, iluminação de emergência, escada pressurizada, circuito fechado de televisão, de maneira que assegure o empresário, visitante, morador e hóspede.

Para o diretor do Grupo Mendes, Paulo Mendes, a acolhida do mercado ao empreendimento superou as expectativas iniciais. “Tínhamos uma expectativa de ocupar toda a torre em até três anos após o início´. Hoje, esse prazo caiu para um ano e meio”, explica.

Desafio do projeto

A cidade de Santos, de acordo com a sua posição geográfica, tende a dificultar a implantação de projetos de edifícios perante a posição e orientação solar. Por isso, o Praiamar Corporate foi projetado levando em consideração a posição do Sol. A torre residencial que está no sentido Leste, por exemplo, permite receber o Sol da manhã, favorecendo o conforto térmico e ambiental dos apartamentos.

No tocante às fachadas Norte e Oeste, com mais incidência solar, foram instalados vidros refletivos com performance diferenciadas, justamente para permitir o controle solar em relação à transmissão e reflexão de luz e calor, além de produzir baixos coeficientes de sombreamento, garantindo excelente isolamento térmico e racionalização no uso da luz elétrica. E, na face Sul, as curvas nas fachadas permitem a circulação dos ventos predominantes, criando um clima agradável em todo o edifício.

Outro desafio foi a implantação da fachada ventilada. Caracterizado pelo afastamento entre a parede do edifício e o revestimento, propicia uma ventilação natural com efeito de chaminé, onde o ar frio entra pela parte inferior, empurrando o ar quente para fora pela parte superior. Esse efeito permite uma melhoria do comportamento térmico do edifício, além de facilitar a colocação das instalações elétricas, hidráulicas.

Responsabilidade ambiental

A fim de buscar tornar o empreendimento e o seu entorno um espaço com beleza e segurança, o Praiamar Corporate realizou toda a instalação de fiação elétrica, cabos e transformadores, na divisa do edifício com a rua, de maneira subterrânea, possibilitando o visual de elegância típico de um boulevard.

Para essa obra foi investido R$ 1,1 milhão, possibilitando menor poluição visual, revitalização da localidade, valorização dos imóveis no entorno, maior segurança e, claro, diminuição dos gastos de manutenção.

Sustentabilidade

A Construtora Miramar elabora seus projetos visando o menor impacto ambiental possível e, diante disso, busca soluções sustentáveis e que agreguem valor. No empreendimento, foi realizada uma infraestrutura seca para cabeamento estruturado digital em fibra óptica; instalação de iluminação LED; instalação de sistema de automação, onde será gerenciado o desempenho energético do edifício; ar condicionado do sistema VRF (mais econômico que o Split).

Economia / geração de novos empregos

Estima-se que, assim que o empreendimento estiver em pleno funcionamento, o Praiamar Corporate irá gerar pelo menos quatro mil novos empregos diretos e indiretos. O Sheraton Santos Hotel já sinaliza com a criação de 200 novos empregos diretos, além do restaurante Outback Stealhouse, localizado no piso térreo do edifício, que possui 100 funcionários trabalhando na unidade.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*