domingo , 22 abril 2018
Capa » Construtoras » Exto celebra 30 anos

Exto celebra 30 anos

No ano em que completa três décadas incorporando e construindo em São Paulo, a empresa presidida por Roberto Matos lança um de seus empreendimentos mais importantes dos últimos anos e entrega a ampliação de sua sede, no Butantã.

O ano de 2017 terminou em clima de celebração na Exto Incorporação e Construção. A empresa fundada e presidida por Roberto Matos completou 30 anos de história com dois grandes projetos.

O primeiro deles foi lançado em dezembro, como um de seus mais importantes empreendimentos dos últimos anos. O Clock, na Vila Romana, chega em alto padrão, com duas torres, localizado em um importante terreno de São Paulo, em um quarteirão de 11.400m², com 8.700 m² reservados ao empreendimento residencial, onde abrigou por tantos anos a fábrica da empresa Melhoramentos. Por lá, inclusive, é possível encontrar o relógio tombado, que além de ser um ícone da região da Vila Romana, hoje faz parte do projeto e não à toa inspirou seu nome e conceito, todo baseado na cultura londrina. Um projeto inspirador, com um VGV aproximado de 330 milhões de reais.

Para 2018, teremos um outro importante lançamento em São Paulo, com empreendimento de VGV ainda maior”, garante Roberto, otimista com o reaquecimento do mercado. O engenheiro tem apostado na consistência e solidez em seu planejamento de negócios e realiza de quatro a seis lançamentos todos os anos, fazendo com que seu crescimento seja uma constante desde sua abertura.

O Clock

Resultado da união de grandes profissionais do mercado, o empreendimento é assinado pelo time de arquitetos da Exto, que trabalharam em conjunto com a Anastassiadis Arquitetos- para a decoração das áreas comuns e do apartamento decorado -, e com o paisagista e arquiteto Benedito Abbud. Ousado, o Clock insere elementos da cultura londrina em todos os espaços, como o próprio paisagismo, inspirado no Hyde Park, tradicional parque no centro de Londres, e no pomar, que recebeu sementes especiais para chás e, seu desenvolvimento poderá ser acompanhado durante todo o período de obras. “Nesses 30 anos, a Exto busca sempre inovar e superar as expectativas a cada projeto. Esse empreendimento traz o futuro e a renovação, enquanto mantém seu padrão de qualidade, o respeito pelo bairro e a valorização da tradição”, explica Roberto Matos, presidente da empresa sobre o projeto, que terá três metragens – 221m², 175m² e 145m².

 Um presente para a Exto

O segundo projeto do ano não se tratou de um novo edifício em São Paulo, mas de um presente da Exto para a própria empresa e seus funcionários. Isso porque a incorporadora e construtora entregou sua sede repaginada, após um longo período de obras. Conhecida por manter suas equipes há tantos anos, empresa é zelosa sobre os mais de 100 funcionários que trabalham todos os dias à Av. Eliseu de Almeida. Em pesquisa interna, mais de 90% de seus colaboradores escolheram ficar no mesmo local, onde ocupa um terreno de 5 mil m². Em 2015, Roberto e o corpo de diretores iniciaram ali uma nova obra que ampliou em mais 2000m² de sua área, com espaço de convivência e de lazer no local, com anfiteatro e restaurante, além de garagem para todos.

 A EXTO

Ao longo de seus 30 anos, a empresa investiu não apenas na construção de prédios residenciais, mas também no desenvolvimento de bairros da Zona Sul, como o Morumbi, e da Zona Oeste, como Perdizes, onde a Exto tem grande penetração. “Podemos dizer que participamos da ‘construção’ desses bairros, uma vez que empreendemos como um todo, ajudando a desenvolver ruas, rejuvenescer casas no entorno e dar mais beleza às suas praças”, diz Roberto.

Sob o comando de Roberto, a Exto mantém seu ritmo de crescimento desde 2008, em torno de 15% ao ano, tendo praticamente dobrado de tamanho neste período. Ele credita os números de sucesso à ideia de crescimento saudável que faz questão de seguir ano a ano na empresa. Em 1987, nascia a Exto. “Me uni a colegas engenheiros para fazermos o que mais acreditávamos: construir com qualidade e trabalhar com pessoas profissionais e, acima de tudo, humanas. Afinal, construímos espaços onde as pessoas vivem seu dia a dia.”, diz. Para Roberto, o fundamental em uma empresa de engenharia de serviços é ter profissionais qualificados e boa qualidade de mão de obra, conquistada quando se tem uma administração por sinergia, apaziguando divergências entre equipes e sempre utilizando o debate como uma troca de conhecimentos.

 O início da Exto

A Exto já começou como incorporadora e construtora dos seus empreendimentos, pois o fundamental era a certeza de que o projeto seria bem feito e depois bem executado. Com o apoio de investidores no início, os sócios fizeram o primeiro empreendimento na Rua João Moura, em Pinheiros, e os próximos no Morumbi. O desafio inicial era expor ao mercado seu jeito próprio de construir, que foi sendo aprimorado ao longo de décadas. Alguns anos depois, foi idealizado o programa Perdizes By Exto, que consistiu na compra de quatro terrenos, e a empresa passou a focar em lançamentos na região, todos com alto padrão de qualidade. Hoje, Perdizes e região possuem mais de 30 empreendimentos Exto, que com Morumbi, Vila Romana, Jardins, Vila Nova Conceição, e outros são mais de 70 torres construídas.

“Passamos por três etapas diferentes no mercado. A primeira, quando montamos a empresa, era um mercado muito pequeno, nas imediações da ‘Era Collor’. Tínhamos produtos de qualidade, mas empreendimentos pequenos com poucos apartamentos. Aí passamos por uma fase de crise muito grande, até entrarmos em um estado de euforia, quando o mercado cresceu muito e praticamente dobrou de tamanho em São Paulo. Surgiram então as aberturas de capitais, quando muitas empresas entraram buscando simplesmente o objetivo de capitalização; a Exto sempre veio num lado paralelo, onde nós nunca ‘ficamos’ incorporadora, nós ‘estamos’ e somos incorporadores, não fomos por um período momentâneo.”, finaliza apontando que a Exto planeja crescer sim, mas sempre de maneira orgânica e coesa.

Mais informações: exto.com.br e facebook.com/ExtoIncorporadora.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*