terça-feira , 21 agosto 2018
Capa » Materiais » Diferenciais das casas de Madeira
Diferenciais das casas de Madeira

Diferenciais das casas de Madeira

Especialista da Montana expõe os diferenciais das casas de madeira. Alguns deles proporcionam aconchego e conforto, itens indispensáveis para enfrentar o inverno.

 Quando pensamos em casas de madeira, nos vem à mente as famosas casas Americanas. Essa cultura vem se propagando ao longo do tempo, já que a região é abundante em madeira, as residências são rapidamente construídas, sem contar que os custos das edificações são menores quando comparados aos projetos em alvenaria. Outra curiosidade é que a adoção das casas de madeira nos Estados Unidos está associada a facilidade na construção. Após desastres naturais como por exemplo os tornados, que são comuns na região, a reconstrução ocorre mais rapidamente e proporciona a maior chance de se encontrar sobreviventes em meio aos entulhos.

No Brasil, a onda das casas de madeira se deu com a chegada dos imigrantes, especialmente italianos, alemães, japoneses e poloneses que encontraram aqui, particularmente na região Sul, as araucárias que ofereceram matéria prima abundante para a construção de suas casas. “Com o desenvolvimento tecnológico foram introduzidas técnicas de preservação de madeiras, novos acabamentos e também os materiais chamados compósitos, permitindo que a cultura madeireira se espalhe a praticamente todo o território nacional” afirma o pesquisador químico Jackson Vidal, da Montana Química.

Com a chegada do inverno as casas de madeira são uma excelente opção, segundo Jackson “Por ser bom isolante térmico, além de manter a temperatura em um nível mais aconchegante a madeira permite também manter o ar-condicionado em níveis menos intensos de temperatura, o que implica menor consumo de eletricidade.” O ambiente também pode apresentar menos ruídos, visto que a madeira é um excelente isolante acústico, que absorve as ondas sonoras. Os benefícios para o meio ambiente também são evidentes já que a madeira é um recurso renovável que proporciona uma construção sustentável.

Madeira também tem a marca da versatilidade, além de ser um material leve e de ótimo desempenho. “O material construtivo pode ser associado a outros materiais como concreto, para isolar estruturas de madeira do solo, ou elementos metálicos, alvenaria e até vidros em fachadas. Permite também a construção de edifícios altos e esbeltos, ao mesmo tempo muito seguros e confortáveis”, afirma Jackson.

Atualmente o mercado de tintas e vernizes oferece aos adeptos um leque de possiblidades em cores, texturas e valores, trazendo para as casas a modernidade e o ar tecnológico em cada acabamento.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*