terça-feira , 23 janeiro 2018
Capa » Aço » Estudantes analisam a viabilidade econômica entre estrutura mista e de concreto armado
Estudantes analisam a viabilidade econômica entre estrutura mista e de concreto armado

Estudantes analisam a viabilidade econômica entre estrutura mista e de concreto armado

A utilização da estrutura mista promete ser mais viável em termos econômicos e em rapidez.

Na construção civil brasileira, o concreto armado ainda é a estrutura mais utilizada na construção de prédios e edifícios. Pensando na viabilidade de reduzir custos e trazer agilidade no processo de construção, alunos de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia realizaram um estudo de caso sobre a estrutura mista, que une as melhores características do concreto e do aço.

Para isso, o grupo utilizou uma planta arquitetônica de um prédio de pequeno porte, com quatro apartamentos. O cálculo estrutural com todas as dimensões, especificações e levantamentos quantitativos foi realizado por meio de dois Softwares: TQS (para concreto armado) e CypeCad (para estrutura mista).

A partir da obtenção dos resultados, os alunos elaboraram uma planilha quantitativa para a definição dos custos para as duas estruturas em questão, baseadas em cotações de mercado e planilhas de custos das construtoras.

Exemplo estrutura de concreto armado:

Exemplo estrutura mista:

O resultado desse projeto será apresentado ao público no Instituto Mauá de Tecnologia, na Eureka, nos dias 27 a 29 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul.

Alunos: Thiago Sanches da Silva e Umberto Akio Takemiya Serufo.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia 

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 55 anos, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de Graduação em Administração, Design e Engenharia. Na Pós-Graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Gestão, Design e Engenharia, além do programa de Mestrado em Processos Químicos e Bioquímicos. O Centro de Pesquisas, há 51 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*